Brasileiros espalhados pelo país a fora, cultivam a tradição gaúcha e uma das marcas está lenço e o chimarrão.
Conhecendo um pouco dessa cultura que continua movimentando o país.
A cultura gaúcha é uma mistura da cultura dos índios, dos portugueses, dos negros e dos espanhóis que viviam na Região Sul do País. Enriquecida posteriormente com a cultura dos imigrantes italianos, poloneses e alemães.
Na década de 1940, grupos de tradicionalistas resolveram manter as tradições do povo gaúcho, criando a Ronda Gaúcha, conhecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha. Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e, no ano seguinte, fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Por meio da lei n. 4.850, de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado como o Dia do Gaúcho, passando a ser um feriado apenas no Rio Grande do Sul.
Pessoas de todo o Brasil, e também de outros países, participam das festas da Semana Farroupilha. Durante esse período, os funcionários públicos trabalham usando roupas típicas da tradição gaúcha. No dia 20, encerra-se o festejo; há desfiles com peões montados a cavalo e “prendas” (mulheres bonitas) que desfilam com seus vestidos coloridos.
Do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.