A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso registrou uma nova tendência nos boletins de acompanhamento dos casos de Coronavírus registrados no município, durante a semana que está terminando.

Até a semana passada, o percentual de casos positivos chegou a ser superior a 60% dos exames de PCR realizados pelo Lacen, em Cuiabá. O número de positivos foi caindo dia-a-dia, e neste sábado (25), por exemplo, foram divulgados os resultados de exames de 96 pacientes, que teriam realizado a coleta entre os dias 15 e 16 deste mês, e destes 24 retornaram como positivos, ou seja, ¼ do total.

“Nós percebemos essa mudança de comportamento no cenário, que pode estar ligado à diversos fatores, mas, principalmente pela procura maciça da população por atendimento médico e exames, pois estamos realizando muita testagem em Sorriso. Porém não podemos ignorar que isso também reflete uma queda na transmissão do vírus no município. É cedo para fazermos essa afirmação, pois precisamos vários outros dados para consolidar isso, como por exemplo, o número de internações que está em alta com nosso hospital de Campanha quase lotado todos os dias”, explicou o Secretário Luis Fabio Marchioro.

Esta semana a Prefeitura de Sorriso divulgou que o Hospital de Campanha atingiu, sozinho, o número de 10 mil atendimentos de consultas médicas nesta pandemia, em um prazo de dois meses e meio, além do número de 6.000 exames (entre PCR e testes rápidos) por mês.

Não foram contabilizados os atendimentos nas unidades de apoio do São Matheus e Jardim Carolina e da UPA, além dos distritos de Boa Esperança, que atende mais de 60 pessoas por dia, e de Primavera, onde o PSF é aberto no período da tarde para atendimento de pacientes com suspeita de COVID.

O secretário alerta que o município deve ter alcançado o pico e atingido o platô, mas que esse momento não vai diminuir sozinho. “Só com nossas atitudes, como os cuidados de distanciamento social, uso de máscara, higienização e a busca do médico nos primeiros sintomas conseguiremos controlar esse inimigo invisível que já fez dezenas de vítimas em Sorriso”, finalizou.

Autor: Da Redação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here