Uma criança, de 11 anos, morreu de covid-19 nesta quinta-feira (7) no antigo Pronto Socorro de Cuiabá. Heliza da Cruz Leal era moradora da cidade de Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá, e foi transferida para a capital na última sexta-feira (1).
A menina, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, sofria de diabetes e insuficiência renal, tendo apenas um rim. Por conta das comorbidades, a criança estava em estado grave e precisou ser transferida para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Anteriormente, Heliza estava internada na Santa Casa de Pontes e Lacerda. Após sete dias no hospital em Cuiabá, ela não resistiu e morreu na manhã desta quinta-feira (7).
Conforme o Painel Epidemiológico da Ses (Secretaria Estadual de Saúde), até esta quinta 15.035 pessoas perderam a vida por conta da covid-19 desde o início da pandemia em 2020. Ao todo, 779.885 pessoas testaram positivo para o vírus e existem no momento 15.139 pessoas em monitoramento.
Atualmente, 406 pessoas estão internadas em unidades de saúde pública. A taxa de ocupação nas UTIs pactuadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) está em 80,90%, restando 14 leitos disponíveis para tratamento de covid em Mato Grosso.
Autor: Primeira Página