Essa imagem parte o coração de qualquer pessoa

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19,  a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra a toda a sociedade que não é permitido o trabalho infantil. Infelizmente, isso ainda acontece no Brasil, pois muitas crianças, principalmente na faixa etária de 5 a 12 anos, trabalham muitas horas por dias nas piores formas de trabalho.

Em Sorriso, a Semas desenvolve várias ações voltadas à promoção do acesso ao emprego para os  jovens que queiram trabalhar dentro da legalidade, como exemplo, o projeto Aprendiz Sorriso Legal – Mundo do Trabalho, oferecido a adolescentes a partir de 14 anos.  O Aprendiz Sorriso Legal oferece cursos de formação para estes jovens, o que estimula, nos aprendizes a necessidade constante de aprimoramento para a evolução no mercado de trabalho.

Vale lembrar que a legislação brasileira proíbe o trabalho para os menores de 14 anos, pois a criança precisa dedicar tempo aos estudos, atividades esportivas e culturais, conviver com as famílias e brincar muito, aproveitando ao máximo a sua infância. Também é obrigação dos pais ensinar a seus filhos noções de responsabilidade, cooperação e trabalho conjunto por meio de tarefas domésticas em casa, de acordo com a idade das crianças.

Guardar os brinquedos, arrumar as camas, lavar roupa, calçados e dar uma ajuda na faxina de casa não é trabalho, e sim um momento importante para o compartilhamento de conhecimentos indispensáveis para a vida adulta, sempre com a presença de um adulto responsável para garantir a segurança e o bem-estar das crianças.

Seja cidadão consciente, denuncie qualquer situação de trabalho infantil pelo “Disque 100”. O Conselho Tutelar também pode ser acionado pelo 66 99650-8183.

Texto: Secretaria de Assistência Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here