Em tempos de coronavírus, o isolamento social – para quem pode – e a atenção com a higiene são as medidas mais eficazes para combater a propagação da COVID-19. Entre os muitos cuidados que devemos tomar está a assepsia das mãos. Mas o que funciona melhor, água e sabão ou álcool em gel? 

A resposta é simples! Tanto a água e o sabão quanto o álcool em gel são aliados importantes para a higienização e prevenção de doenças. No entanto, o álcool não substituiu uma boa e cuidadosa lavagem das mãos com muita água e sabão.

De acordo com infectologistas, lavar bem as mãos com água e sabão continua sendo a medida mais eficiente. O álcool em gel é um aliado, para momentos em que não é possível lavar as mãos, fora de casa, por exemplo.   

“Em casa, lavar as mãos com água e sabão é um hábito que reduz muito o risco de contágio viral e é 100% eficaz. A população não deve ficar preocupada caso não encontre o álcool em gel. Se a pessoa fizer a higiene adequada, lavando bem as mãos com água e sabão, já ajuda muito na prevenção. Não fiquem desesperados por não ter álcool gel”, frisou o infectologista Abdon Karhawl, membro do Gabinete de Situação do Governo de Mato Grosso.

A assepsia das mãos é sem dúvida um hábito muito importante para evitar a propagação de doenças, como é o caso da COVID-19, já que são as mãos a principal via de transmissão de microrganismos.

Maneira certa de lavar as mãos

Ainda que pareça uma tarefa simples, a lavagem das mãos requer alguns cuidados, os mesmos usados pelos profissionais da área da saúde. Entre eles está o tempo de duração mais apropriado.

A OMS orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos – o equivalente a cantar a canção “Parabéns para Você” duas vezes seguidas. Sem pressa! Com isso em mente, basta se dirigir à pia mais próxima e colocar em prática o passo a passo completo recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Autor: SECOM/MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here