Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso aponta que o Hospital de Campanha (HC) realizou quase 30 mil atendimentos durante a pandemia. Com sete meses de funcionamento, a unidade de saúde continua atendendo 24h e conta com leitos para internação de pacientes infectados pela Covid-19.

Com três equipes médicas trabalhando diuturnamente, a unidade de saúde ainda abriga a Central de Exames do novo coronavirus, que funciona das 7h às 17h, 11 leitos com oferta de oxigênio medicinal (fornecido por um reservatório com capacidade para 30 mil metros cúbicos), uma sala de raio-x, além do serviço de fisioterapia para os pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid.

Nos meses de julho e agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento montou outros dois pontos de apoio para testes e atendimentos para pacientes com suspeita da Covid-19, nos bairros São Mateus e Jardim Carolina, responsáveis por 1.312 atendimentos, dos 29.682 registrados desde maio, mês de implantação do Hospital de Campanha.

“Na primeira semana de funcionamento do HC atendemos 195 pacientes. Esse número chegou a 2.058 atendimentos na semana de 12 a 18 de julho. A partir daí, os números foram caindo até chegar a 354 atendimentos na primeira semana de novembro”, explica o secretário Luís Fábio Marchioro, que ressalta que o número de pacientes atendidos voltou a subir. “Na última semana, de 22 a 28 de novembro, foram 898 pessoas atendidas no Hospital de Campanha”.

O secretário lembra que a população não deve relaxar nos cuidados em relação à Covid-19. “Entramos no oitavo mês de pandemia no Brasil e o cansaço por ficar tanto tempo em casa tem feito muita gente afrouxar os cuidados em relação ao novo coronavírus. Enquanto houver a circulação do vírus e não houver imunidade, nenhuma ação é isenta de riscos. É importante que a população continue com os cuidados essenciais como o uso de máscara, a higienização das mãos e a distância mínima entre as pessoas”, frisa Marchioro.

O quadro da Covid-19 em Sorriso apresenta, na data de hoje (1º), 7.209 pessoas infectadas pelo vírus, destas 6.818 já estão curadas e 279 estão com o vírus ativo. O número de internados é de 11 pacientes, 143 pessoas aguardam o resultado dos exames e o número de óbitos é de 112. O Hospital de Campanha de Sorriso está instalado no prédio do AME (Ambulatório Multiprofissional Especializado), na Avenida Brasil, 821, no Centro.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here