Quem está doente e quem acompanha uma pessoa doente muitas vezes não sabe para que lado vai ou quem procurar.

O desespero se torna tão grande que descobrir um câncer por exemplo, desestrutura até os mais fortes. Não só o doente, mas a família toda fica sem chão, perdida, se sentindo impotente diante de uma doença que tem matado muita gente, muitos ficam tão perdidos que não conseguem se localizar para saber a forma correta de buscar um tratamento, porém, quanto antes diagnosticar, mais chances a pessoa tem de se curar.

Pensando nisso é que a ONG Cirinho realizou mais uma palestra com profissionais da área da saúde para esclarecer dúvidas.

Fundada em 13/12/2016, a data marca o aniversário de nascimento de Ciro José da Silva mais conhecido Cirinho.

Ele faleceu aos 34 anos vítima de um câncer agressivo que se iniciou nos testículos e em pouco tempo virou metástase e desde a sua morte (07/02/2016), a dor da família se transformou em esperança para aqueles que sofrem dessa doença.

Com o apoio da sociedade crescendo cada vez mais, formou-se a ONG Cirinho Sorrindo e hoje cerca de 60 pessoas são voluntárias ativas, em diversas profissões como: médicos, dentistas, fonoaudiólogo, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde, donas de casa, empresários, religiosos, jovens. A ONG não dispensa ninguém. Além disso, conta ainda com entidades de apoio, empresas.

A ONG é uma entidade filantrópica que tem como objetivo atender e acolher pacientes acometidos com a neoplasia (câncer) e seus familiares.

Hoje cerca de 100 pessoas são atendidas por mês pela ONG.

Tem também os atendimentos que são feitos pelas redes sociais não apenas em Sorriso, mas em todo País.

A ONG Cirinho Sorrindo também participa da pesquisa científica da Fosfoetanolamina que é mais conhecida pela pílula do câncer e no estado de Mato Grosso monitora 18 pacientes, dentre eles: crianças, idosos, mulheres e homens de todas as faixas etárias. Elas fazem uso da substância no combate ao câncer.

Uma das médicas voluntárias Dra. Rosa Fany, também é parceira nas palestras como a que aconteceu nesta quarta-feira (26).

Cerca de 100 pessoas participaram do evento e conseguiram esclarecer muitas dúvidas.

Esta ação da ONG Cirinho em Sorriso, da ainda mais créditos aos município que hoje é referência em Saúde no Estado. O atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) está sendo uma prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, prova disso que foi contratado um médico oncologista para agilizar o tratamento de pessoas diagnosticadas com a doença.

Quanto antes diagnosticado o câncer, mais chances o paciente tem de cura, salienta o Secretário de Saúde do município, Luiz Fabio Marchioro.

“Só na rede municipal são cerca de 30 profissionais que atendem em diversos pontos da cidade, cada um na sua especialidade, acrescentou ele.

Para Carla Pianesso que é uma das idealizadoras da ONG e que está à frente desses trabalhos realizados pela entidade “nem tudo são flores à frente de qualquer projeto social, mas trabalhar por essa ONG que leva o nome do meu irmão, ajuda muito a amenizar a dor e a falta dele”, declarou ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here