O Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) definiu o período de defeso da piracema entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 para as três bacias hidrográficas de Mato Grosso. A medida foi acatada por unanimidade pelos conselheiros, com o objetivo de assegurar a reprodução dos peixes.

Além das questões ambientais, a definição do período também leva em consideração aspectos sociais, culturais e econômicos, como o fato de que o seguro de defeso pago pelo Governo Federal ter vigência de quatro meses. Mato Grosso é o primeiro Estado a definir o período de defeso com base em critérios científicos.

De acordo com estudo coordenado pela pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutora Lúcia Aparecida, a probabilidade de que os peixes estejam em reprodução é de 80% entre outubro e dezembro, sendo o mês de janeiro importante para a reprodução dos peixes de couro.


“Iniciamos os procedimentos de avaliação e monitoramento dos dados em 2015 e atualmente temos mais de 10 mil registros, aumentando a segurança e assertividade nas avaliações.

Por Weese

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here