Uma tarde de reciclagem. Está sendo assim a sexta feira (08) na Câmara Municipal de Sorriso com a capacitação dos enfermeiros da rede municipal de saúde através de uma capacitação com o Dr. Mário Fernandes, oncologista no município.

O encontro traz de volta um assunto de interesse para todas as mulheres. O outubro Rosa é um mês alusivo na prevenção do câncer de mama que é o tipo de doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo.

Dr. Mário especialista no assunto diz que a prevenção ainda é o melhor remédio. “Além do toque que deve ser rotineiramente, é muito importante que o profissional de saúde fique atento ao que a paciente apresentar, para fazer um diagnóstico precoce e em caso de sinais de alarme, fazer o rastreamento”.

Os dados apontam o câncer de mama como o mais incidente entre as mulheres no Brasil e no mundo. Quanto antes diagnosticada a doença, mais chances de cura a mulher tem.

Segundo dr. Mário, é muito importante que as mulheres principalmente acima de 40 anos, façam exames todos os anos. “Hoje aumentou muito a incidência do câncer de mama em mulheres de 40 a 50 anos”.

O médico falou que esse dado aumentou desde o início da pandemia. “Muitas mulheres deixaram de procurar as unidades de saúde por medo da COVID-19. Então, é melhor evitar os fatores de risco e levar informação de qualidade”.

Da Redação -Elisa Galvan

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here