Secretário estadual de Saúde, Giberto Figueiredo, diz que aplicação depende de mais doses

Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo confirmou nesta sexta (27) a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 70 anos e imunossuprimidos em Mato Grosso. Decisão vem após o Ministério da Saúde recomendar a medida para o enfrentamento da pandemia.  Governo federal anunciou que imunização começa na segunda quinzena de setembro.

“O que se sabe antecipadamente é que a perda da eficácia das vacinas está acometendo mais a população idosa, acima de 70 anos, e nos imunossuprimidos, que têm imunidade baixa por estarem em tratamento quimioterápico e têm perda substancial da imunidade”, explicou.

No estado aproximadamente 50 mil pessoas deverão tomar a dose, que devem ser aplicadas a partir da segunda quinzena de setembro. Imunização, contudo, depende do envio das vacinas pela União.

De acordo com o plano nacional, para receber a 3ª dose os imunossuprimidos devem ter tomado a última dose em 28 dias, enquanto as pessoas acima de 70 anos deverão ter recebido a última dose em 6 meses.

“Existem câmaras técnicas debruçadas em cima de pesquisas quanto à eficácia de cada dose, o comportamento das diversas vacinas, em cima das faixas etárias e nesse momento, preconizaram a utilização da vacina da Pfizer como opção para 3ª dose especificamente nesses grupos. Isso não significa dizer que a vacina da Coronavac está excluída disso”.

Atual MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here