Áreas mais altas entre Serra Gaúcha e Catarinense devem ter neve nas próximas horas LUCA ERBES/ FUTURA PRESS /ESTADÃO CONTEÚDO - 20.08.2020

A massa de ar polar que vai trazer uma onda histórica de frio ao Brasil já causou neve acompanhada de chuva congelada na tarde desta quinta-feira (20), no município de São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul, de acordo com a Somar Meteorologia. Até a madrugada desta sexta-feira (21), também deve nevar nas cidades localizadas nas partes mais altas da região da Serra Gaúcha e da Catarinense.

A previsão é de precipitação entre 2 e 8 cm de neve para a madrugada. Outras regiões também têm probabilidade de neve: Planalto do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense, Meio Oeste de Santa Catarina, Planalto do Paraná e Campos Gerais do Paraná.

“Ainda assim, não se descarta a chance para chuva congelada misturada com neve entre o norte do Rio Grande do Sul e áreas da região central de Santa Catarina, e também no extremo sul do Paraná”, diz Dóris Palma, meteorologista da Somar Meteorologia.

A expectativa é de frio intenso nos três estados da região Sul nos próximos dias, começando pelo estado gaúcho. Durante a semana passa, o ar frio deve se espalhar também para Santa Catarina e Paraná.

Apesar das baixas temperaturas, as geadas não serão tão amplas por conta da elevada umidade na região. Mesmo assim, estimam-se mínimas abaixo de -3°C no próximo fim de semana nas áreas mais elevadas dos três estados da região Sul.

A chance de nevar durante a madrugada de sábado e a noite de sexta é bem menor, segundo a meteorologista Dóris Palma. Mas ainda não se descarta que o fenômeno ocorra duas vezes seguidas, também nos pontos altos das Serras Gaúcha e Catarinense.

R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here