Pacientes e familiares irão receber cartas de apoio e ânimo durante o tratamento

O tratamento de câncer tem muitos desafios emocionais, tanto do paciente como das pessoas queridas a ele, que convivem diariamente com as limitações e exigências da doença. Mas alguns gestos de gentileza podem fazer a diferença e aliviar um pouco o sofrimento.

Como uma carta, esse objeto que parece extinto, mas que pode se tornar uma grande ajuda para superar esses obstáculos.

A ONG CIRINHO SORRINDO é uma organização sem fins lucrativos que pede para as pessoas do mundo inteiro que escrevam cartas de amor e encorajamento para pacientes com câncer de mama.

A recepção das cartas ajuda a entender a importância dessa iniciativa. “Recebi uma carta de um completo estranho e foi tão poderoso”, diz uma paciente. “Agora, guardo a carta na minha mesa de cabeceira e leio-a todas as noites antes de dormir para ganhar força. Estou espantado com a gentileza neste mundo. ”

A fundadora da ONG, Carla Pianesso, diz que ela teve a ideia para a caridade depois de conhecer a Girls Love Mail, que também é uma entidade filantrópica como a ONG, mas foi fundada nos Estados Unidos, depois que Gina Mulligan foi diagnosticada com câncer de mama em 2009.

O objetivo é levar esperança e coragem para cada paciente diagnosticado com o câncer.

A princípio as cartas que chegarem serão selecionadas e encaminhadas aos pacientes assistidos pela ONG e também para os que se encontram internados nas unidades hospitalares de Mato Grosso.

Como escrever uma carta

A ONG CIRINHO SORRINDO orienta que as cartas devem evitar palavras tristes, melancólicas e histórias de solidão. As cartas devem ser escritas a mão e com palavras animadoras e histórias de coragem, é só endereçar para “ para o (a) paciente com muito amor”.

Também o escritor voluntário pode anexar desenhos, colagens, perfumes no papel, lembranças dentro do envelope, tudo com a intenção de melhorar a autoestima do paciente.

Para aqueles que preferirem, podem escrever “cartas de amor” para os familiares dos pacientes, que também enfrentam a luta e sofrem com a angustia e a incerteza do tratamento oncológico é só endereçar “ao familiar do paciente” que será direcionado a eles.

Como o autor não sabe quem vai receber, é necessário evitar menções a raça, idade, religião, prognósticos e tipo de tratamento. A proposta é oferecer palavras de carinho, de suporte.

A iniciativa aceita cartas no idioma português. Elas devem ser enviadas para a sede da ONG CIRINHO SORRINDO, Av. Curitiba, 3124 – centro – Sorriso-MT / CEP: 78.890-000. Lá, a ONG faz a seleção e distribui as cartas para as pacientes.

www.ongcirinhosorrindo.gov.br

Instagram: Ong Cirinho Sorrindo

FaceBook: Ong Cirinho Sorrindo

Assessoria

5 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here