O encontro entre os prefeitos Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul, que formam o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, está previsto para esta quinta-feira, às 9h, em Sorriso. O prefeito de Itanhangá e presidente do consórcio, Edu Pascoski afirmou que o objetivo do encontro entre os gestores é alinhar em conjunto as ações de combate ao novo Coronavírus na região. “O consórcio está comprando os equipamentos para ajudar o governo do Estado instalar mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Sinop. Essa reunião também é para definir isso”.

“Os 15 municípios ajudarão pagar os custos para instalações desses novos leitos. Precisamos colocar para funcionar o mais rápido possível”, explicou Pascoski. Atualmente, dos 20 leitos disponíveis para Covid-19 estão disponíveis apenas 3 no regional de Sinop. Sorriso tem apenas 2 que estão ocupados. Segundo o presidente, cada município deverá entrar com uma cota para pagar os leitos. “Essa conta será para fechar o número de leitos. Estamos fazendo o levantamento. Não vamos fazer besteira para comprometer todos os prefeitos para depois a Polícia Federal bater na nossa porta por comprar equipamentos superfaturados. Estamos buscando equipamentos no mercado. Ainda estamos vendo quanto deve custar, mas as costas devem variar de R$ 80 a R$ 100 mil. A cota deve variar de acordo com o número populacional de cada município”, expôs.

Pascoski ressaltou ainda que quem está na ‘ponta’ precisa de movimentar. “Os prefeitos estão fazendo o que podem, mas se as pessoas não contribuírem não vai adiantar todos os esforços feitos. As pessoas precisam ficar em casa e não nos botecos e lanchonetes. Se elas se cuidassem um pouco mais, não teríamos tantas contaminações”, cobrou.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde, juntos os 14 municípios do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, tem 1.445 casos positivos.

Autor: Só Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here