Os prefeitos que compreendem os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, votaram, em assembleia geral realizada na última terça-feira (26), a proposta de ingresso de novos municípios na instituição. Alguns municípios circunvizinhos estão há tempo solicitando a entrada no Consórcio Teles Pires.

Presidida pelo prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, a deliberação foi pela não aprovação no momento, com algumas justificativas, entre elas a ideia de que isso poderia enfraquecer consórcios de outras regiões, e “o ideal seria que cada região fortalecesse seus consórcios, a exemplo do que nós, 15 municípios, fazemos aqui, unidos e buscando soluções em conjunto na área da saúde pública”, disseram na reunião.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já divide o estado em polos, e uma junção de municípios de polos diferentes poderia ocasionar transtornos na organização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso não tem a ver com esse ou aquele município e sim para reforçar a ideia de regionalização de saúde para melhorar os resultados à população”, informou o presidente.

O Consórcio de Saúde Teles Pires tem sua sede administrativa no município de Sorriso e que, além da cidade sede, ainda é composto pelos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, União do Sul, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah, Cláudia e Nova Maringá.


Autor: Da Redação com Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here