Foto: Reprodução/TVCA

Com o objetivo de alcançar boa produtividade na próxima safra de grãos, produtores rurais da região norte de Mato Grosso investem na palhada, que a cobertura do solo. As alternativas podem ser tanto a palha do milho como outras cultivares.

Em uma propriedade rural do município de Santa Carmem, a 493 km de Cuiabá, 900 hectares foram ocupados por lavoura de milho. Após a colheita, a palha foi mantida para manter o solo protegido da seca e evitar que os nutrientes se percam.

“Para ajudar no tratamento do solo, na semana que vem vamos começar a aplicação de calcário em algumas áreas e de adubo em toda a extensão onde será feito o plantio da soja”, afirmo o engenheiro agrônomo, Gustavo Grando.

Na área que restou dos 1.800 hectares de lavoura dentro da propriedade, a família investiu no cultivo da braquiária. Além de manter solo nutrido e protegido, os proprietários garantiram alimentação de aproximadamente 500 cabeças de gado.

Assim, com a integração lavoura e pecuária, os produtores conseguiram manter a rentabilidade sem comprometer a fertilidade do solo.

Em outra propriedade no mesmo município, um agricultor decidiu investir na planada para corrigir algumas imperfeições do solo arenoso.

Segundo o produtor Mauro Vasata, a cobertura em solo arenoso, além de proteger a semente de soja quando plantada, garante firmeza e evita o ‘tombamento’ da planta.

Por G1-MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here