A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu nesta quinta-feira (27) uma nota informando que todos os casos suspeitos de coronavírus foram verificados e que nenhum caso foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A SES orienta ainda que as pessoas não divulguem informações não oficiais, sem a checagem da veracidade dos conteúdos, porque a divulgação de notícias falsas causa pânico e atrapalha os trabalhos dos serviços de saúde.
As informações falsas começaram a circular depois que o Ministério da Saúde confirmou nessa quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália.
Além dele, há outros 20 casos em investigação nos estados da Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Conforme a secretaria, o Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19 monitora os rumores acerca de suspeitos de contaminação da doença no estado.
Dicas de Prevenção
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Por G1 MT