Os secretários municipais de saúde dos municípios que com põem o Consórcio Intermunicipal TelesPires se reuniram na sede do consórcio, na manhã da última terça-feira (26) para debater e avaliar diversos assuntos de interesse mútuo para a solução de problemas e avanços na saúde pública da região.

Um dos assuntos colocados em pauta e aprovado foi a abertura de credenciamento de serviços de partos, normal e cesárea, em estabelecimentos de saúde privados. Ou seja, os municípios poderão disponibilizar o serviço na rede particular credenciada.

Outro assunto comemorado entre os presentes foi aampliação da data de corte para o programa do governo do estado denominado MT Mais Cirurgias, cuja data era para solicitações de cirurgias até dia 31 de dezembro de 2021, e a Secretaria de Estado de Saúde aceitou a solicitação dos municípios e estendeu a data de corte mais uma vez para dia 31 de julho do presente ano, ou seja, na prática, pedidos de cirurgias feitos neste primeiro semestre de 2022 poderão ser contemplados. “Isso vai facilitar e nos ajudar a atender um número maior de pacientes que aguardam na fila”, disse Fátima Aparecida Malinski, gestora de saúde da cidade de Santa Carmem.

Uma outra pauta positiva foi a unificação de três projetos do programa MT Mais Cirurgias, já que, desde o fim do ano passado haviam situações burocráticas que separavam tipos de cirurgias, valores financeiros e prestadores de serviço. “Agora unificando os projetos poderemos ter uma facilidade na gestão do trabalho”, enfatizou Solimara Ligia Moura, secretária executiva do consórcio.

O Consórcio de Saúde Teles Pires tem sua sede administrativa no município de Sorriso e que, além da cidade sede, ainda é composto pelos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, União do Sul, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah, Cláudia e Nova Maringá. 

Autor: Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here