Drones são utilizados pela Prefeitura de Sinop. — Foto: Ademir Specht

A Prefeitura de Sinop, a 85 km de Sorriso, começou a utilizar drones, nessa quinta-feira (23), para vistoriar os imóveis onde os agentes de combate a endemias não conseguem adentrar durante as ações de orientação/fiscalização.

Conforme o secretário de Saúde, Gerson Danzer, nos imóveis fechados com quintais sujos será deixada uma notificação para que o morador entre em contato com o Centro de Endemias em, até, 24 horas, mostrando interesse e se dispondo à receber as equipes. Caso contrário, a lei municipal que permite a entrada dos agentes, junto com a Polícia Militar, será executada.

Na primeira semana de mutirão, aproximadamente 40% das casas foram encontradas fechadas ou houve resistência do morador em abrir as portas.

Denúncias

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela internet, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente, ou pelo site www.seligasinop.com.br.

Balanço de 2019

Em 2019, foram notificados 2.458 casos de dengue em Sinop. Destes 722 foram confirmados, sendo que um deles levou à morte de uma criança diagnosticada com dengue hemorrágica. O alto índice de casos da doença levou a Prefeitura de Sinop a criar uma sala de emergência para elaborar e colocar em prática ações que possam prevenir e combater a doença.

Fazem parte desse grupo de trabalho servidores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras.

Um biólogo cedido pelo Ministério da Saúde ao município coordena os trabalhos.

Por G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here