A imagem da jovem Greta Thunberg, uma ativista do clima de 16 anos, nascida na Suécia e indicada ao Prêmio Nobel da Paz, despertou a ira de parte da população de Sinop. O rosto da adolescente ambientalista foi estampado em um grafite no viaduto do São Cristóvão, em Sinop. A imagem foi desenhada neste domingo (29) e, desde as primeiras horas de segunda-feira (30), o assunto começou a repercutir nas redes sociais e grupos de Whatsapp, até virar pauta da Câmara de vereadores.
Durante a sessão desta segunda-feira, vários vereadores criticaram a temática da arte. Um dos discursos mais agudos foi do vereador Luciano Chitolina (PSDB). “Se não foi apagado ainda, que façam isso hoje. Ou então me dê a autorização que vou eu mesmo passar tinta naquela vergonha. Acho que todos os vereadores vão lá fazer isso. E compramos a tinta ainda”, discursou Chitolina, argumentando que a imagem da jovem ativista é um desrespeito a quem sustenta a economia do Estado – fazendo uma referência ao agronegócio.
Hedvaldo Costa (PR), também criticou o grafite e a imagem adotada pelo artista. Costa se referiu a jovem ambientalista como “Gretina, Cretina”, forçando um trocadilho para atacar a figura.
O líder da prefeita na Câmara, Mauro Garcia (MDB), disse que o projeto original aprovado pelo Conselho de Cultura previa grafites sobre a fauna e a flora de Mato Grosso. “Foi o que foi aprovado e acabaram fazendo aquela presepada toda. Vai ser apagado amanhã aquela presepada que fizeram no viaduto de Sinop. Já devia ter começado. Nem o executivo concorda”, afirmou.
De acordo com o diretor de Cultura de Sinop, Daniel Coutinho, uma reunião será realizada nesta amanhã, terça-feira (1), com os grafiteiros que integraram o projeto. Coutinho disse que irá discutir os assuntos com os artistas, uma vez que a imagem foge da temática do projeto aprovado. “Não estava previsto grafites com imagens de pessoas. Pessoas tem ideologias e nossa proposta foi de enaltecer a fauna e a flora local”, argumentou.
Para Coutinho, mediar a situação junto com os grafiteiros, apagando a imagem de Greta, é a única forma de salvar todo o “quadro” feito no viaduto do São Cristóvão. “Ou a gente muda esses 5% da arte que foi feita [referindo-se ao rosto da Greta], ou o grafite vai acabar sendo 100% vandalizado”, opinou Coutinho.
A retirada do rosto de Greta deve ocorrer ainda hoje, após a reunião com os grafiteiros.
O CASO
O grafite de Greta e outras imagens que coloriram o viaduto do São Cristóvão faz parte do projeto Cores e Valores, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura de Sinop, que permitiu a arrecadação de R$ 10 mil através da Lei de Incentivo à Cultura.
O recurso viabilizaria os grafites no viaduto central e do São Cristóvão, com temática ecológica. Para desenvolver o projeto, a Cufa Sinop (Central Única das Favelas), promoveu um Encontro Internacional de Graffiti, convocando artistas de diversas regiões do país para grafitar em Sinop.
A primeira parte foi no Viaduto Central, durante a semana do aniversário de Sinop. Nesse final de semana o projeto continuou no viaduto do São Cristóvão. “Como o resultado no viaduto central agradou e ficou conforme os contornos do projeto, não acompanhamos a execução das artes no São Cristóvão”, revelou Coutinho.
A arte “polêmica” foi feita por Matias Souza, um grafiteiro do Acre. Ao lado da Greta, está escrito a frase: “Por mais jovens felizes buscando um futuro brilhante e maravilhoso”. Ao lado do rosto de Greta, compondo o quadro, tem uma figura masculina, de bermuda e regata, no celular, e no lugar da sua cabeça está crescendo um cactos – talvez uma provocação para uma geração de mente “espinhosa”, alimentada pelo Whatsapp.
Greta virou alvo de críticas em todo país após o seu discurso na cúpula do clima da ONU, na última segunda-feira (23). Nele, em resumo, Greta responsabiliza os adultos, em especial os grandes líderes, por um estado de cataclisma climático que comprometerá o seu futuro e das demais crianças do mundo. Foi uma fala sobre as mentiras que os adultos tem contado sobre Meio Ambiente.
Na mesma semana o cacique Raoni Metuktire – líder indígena brasileiro da etnia caiapó conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas – também começou a ser atacado nas redes sociais. O rosto de Raoni também foi grafitado no viaduto do São do Cristóvão.
Além de terem sido figuras escolhidas pelos grafiteiros para o projeto em Sinop, Greta e Raoni são duas personalidades indicadas para receber o Prêmio Nobel da Paz neste ano – prêmio que já foi informalmente reivindicado pelo presidente americano, Donald Trump.
Texto: GC Notícias
Depositphotos’tan uygun fiyatlı Paskalya tavşan boyama sayfası stok vektörlerini
indirin Profesyonel vektör grafikleri ve küçük
resimler Milyonlarca telifsiz vektör çizim, hızlı resim
arama.
Bu Dede Ve Torunu Açık Havada Birlikte Yürürken Elele videosunu hemen indirin. Ve mevcut Erkek torun videosunu çabuk ve kolay indirme özelliği için royalty-free stok video kamera.
Atın Arap kaidesince cem’i olan «sanayi» den diğine tok defa resmi kayıtlarda tesadüf olun* muftur.
kadının reyi ve aultanın izni ile o akarı icare*.