A medida será válida a partir da próxima segunda-feira (25). A alteração se deve ao ofício circular nº 80/2022 emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) em 29 de abril que destaca que haverá diminuição do quantitativo de doses que deve ser distribuído aos estados.

Em Sorriso, as unidades que irão aplicar o imunizante são a Anézia Biazin, às segundas-feiras; Bom Jesus de terça-feira; Fraternidade às quartas-feiras; Jardim Bela Vista às quintas-feiras e Novos Campos às sextas-feiras. A aplicação será sempre no período matutino, das 7h30 às 10 horas.

A responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, explica que assim que for aberto o frasco tem apenas seis horas para ser usado. “Precisamos aplicar todas as doses do frasco em até seis horas; devido a isso estamos centralizando em cinco unidades, é uma tentativa de otimizar o uso das doses”, ressalta. O horário estabelecido também visa a otimização da vacina. “Não vamos abrir frascos à tarde e correr riscos de perder doses”, pontua. Daí a importância dos responsáveis se atentar ao horário e levar os pequenos cedinho para a aplicação.

Conforme informado pelo próprio Ministério da Saúde, a readequação deve valer pelos próximos sete meses. A medida foi tomada para que não ocorra um desabastecimento nos serviços de vacinação.

A BCG

A vacina BCG que protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo), é de rotina aplicada em dose única e indicada para crianças a partir do nascimento até antes de completar 5 anos de idade.


Autor: Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here