Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Estes são os cinco princípios que devem reger a Administração Pública, segundo o que reza a Constituição. Uma das formas encontradas pela Prefeitura de Sorriso para colocar em prática o princípio da publicidade (no sentido de tornar públicas as ações promovidas e os serviços ofertados à população) é a “Aula de Governo”.

De forma simples e transparente, a atividade consiste na apresentação de resumos das atividades desenvolvidas em cada secretaria, permitindo que as equipes tenham uma visão global de toda a Administração, bem como promove, em cada servidor, o a percepção da importância do seu trabalho individual em todo o contexto organizacional.

A ação, que não é novidade, foi idealizada e formatada pelo prefeito Ari Lafin, quando ainda era secretário de Governo de Sorriso, função que exerceu de 2009 até o início de 2012, e também segue exemplos de outros municípios e estados brasileiros. “O objetivo é promover a troca de informações entre os servidores, permitindo que consigam visualizar esta gigantesca rede de serviços e ações oferecidos pela Prefeitura, e, ao mesmo tempo, também receber, destes servidores, informações de quem executa o serviço na ponta, o que mostra onde estamos acertando, onde precisamos agir de forma mais intensa, ou seja, é realmente um momento de partilha de informações e conhecimentos”, comenta Ari.

A apresentação da “Aula de Governo” é feita regularmente, em horário oposto ao de expediente do Paço Municipal, não atrapalhando assim a rotina de atendimento ao público. A ação tem como foco os servidores que exercem funções gestoras, como secretários, chefes de departamento, coordenadores, diretores, para que, depois, o conhecimento adquirido com a atividade, seja também dividido com todos os demais servidores.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here