Em reunião nesta manhã (15), os integrantes do Comitê de Gestão Hídrica e Esgotamento Sanitário debateram a instalação de novos hidrantes em Sorriso. Conforme o presidente do Comitê, secretário de Administração, Estevam Calvo, após ouvir as solicitações do Corpo de Bombeiros, no momento se faz necessária a instalação de 34 novos pontos de hidrantes no município.

Solicitação que o coordenador regional da Concessionária Águas de Sorriso, Tiago Coutinho, se comprometeu em atender na reunião do Comitê. “Vamos iniciar instalando oito hidrantes em abril e a partir disso iremos instalar dois hidrantes por mês completando os 34 até maio de 2021 tendo como base o projeto e as normas do Corpo de Bombeiros”.

Segundo Coutinho com a instalação desses novos pontos toda a área urbana do município estará atendida. “Hoje contamos com cerca de 20 hidrantes instalados e funcionando”, salienta o coordenador. Cada novo ponto a ser instalado será de alta precisão e contará com capacidade de vazão de 150 milímetros de diâmetro visando encher as viaturas do Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

Além da instalação dos novos pontos, o comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), capitão BM Eraldo das Neves Moura, há um estudo de viabilidade para a implantação de mais 12 novos pontos. Moura acrescenta que os hidrantes serão implantados em rede exclusiva independente da rede de abastecimento pública. “O que deverá garantir a mesma capacidade de vazão de água a qualquer hora do dia”, explica.

Outra novidade é a criação de uma reserva técnica com capacidade de até 15 mil litros de água na própria Companhia dos Bombeiros. “Com essa reserva técnica teremos capacidade para encher até três viaturas de forma muito ágil”, acrescenta o capitão. De acordo com Moura a previsão da Águas de Sorriso é entregar a reserva pronta até o mês de abril. O capitão lembra ainda que um estudo detalhado das necessidades dos bombeiros foi entregue para a Prefeitura e também para a concessionária.

Para o procurador jurídico do município, com a concessionária instalando os novos hidrantes dentro das normas repassadas pelo Corpo de Bombeiros a situação será sanada. “No fim do ano passado iríamos realizar uma reunião para a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), mas não foi possível por questões de agenda. Porém, essa é uma situação que estamos acompanhando desde o início da gestão e acredito que com o início efetivo da instalação dos novos pontos o problema será sanado”, diz.

Ainda segundo presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (AGER), Gilmar Ribas de Campos, a Agência acompanhará a instalação mensal dos novos hidrantes por parte da Águas de Sorriso.

Além de Gilmar, Coutinho, Moura e Melo, também participaram da reunião o capitão BM Rodrigo, o assessor jurídico Evandro Vosniak e o colaborador da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Juliano Mezzalira. Também foi convidado o Ministério Público.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here