A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso completa neste sábado, a grata marca de dez dias sem registrar óbitos causados pela infecção do Coronavírus, que causa a doença COVID-19.

No boletim deste sábado (19), o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fabio Marchioro revelou que estaria trazendo um boletim com números positivos, “pois em uma pandemia como esta, o ideal seria nenhum caso ou nenhuma internação, porém, como isso não é possível, buscamos cada vez mais diminuir e controlar os casos, e por isso hoje temos um boletim que, apesar de tranquilo, não pode significar relaxamento ou a impressão de que a luta acabou. Precisamos nos manter vigilantes com tudo que já aprendemos à duras penas até agora”, disse ele.  

Outro dado importante foi a queda no número de internados, ou seja, a evolução para alta dos pacientes internados, especialmente no Hospital de Campanha Municipal, que chegou a ter 9 internados durante a semana, e neste sábado está com 4 pessoas sob observação e recebendo os cuidados necessários 24 horas pela equipe. A UTI nos hospitais estaduais também registraram altas e o número de pacientes graves baixou para 6, sendo 2 internados em Nova Mutum, 1 em Sinop, 1 no Hospital Regional de Sorriso e 2 no Hospital 13 de Maio, que é particular. No total, 12 pessoas de Sorriso estão internadas para tratamento contra a COVID, sendo 6 em Uti e 6 em enfermaria.

O quadro mais importante é o de óbitos, que durante a semana não sofreu mudança, onde o último sorrisense que perdeu a vida para a doença foi no dia 09 de dezembro, e o número permanece em 114 desde então, “porém, não podemos esquecer que cada uma destas vidas perdidas nos faz sofrer e as famílias merecem nossos sentimentos, e que sirva de exemplo para mostrar para nós de que o vírus é mortal e espera apens um descuido para causar um estrago grande na nossa família, no nosso trabalho e na nossa vida”, esclareceu o secretário.

Ainda na Live, o chefe da pasta da saúde de Sorriso lembrou de que a saúde não parará no fim de ano, e o Hospital de Campanha continua aberto 24 horas, todos os dias, inclusive feriados, como o Natal, por exemplo, e da mesma maneira a UPA e a Farmácia Cidadã Central 24 Horas. “Imprescindível que as pessoas procurem o médico nos primeiros sintomas, pois o tratamento precoce se mostrou uma arma importante para combater a infecção”, orientou, e acrescentou que além da estrutura de atendimento o telefone 150 também permanece em pleno funcionamento para auxílio em informações, orientações e socorro á quem precisar. “É um trabalho mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, e que está funcionando desde marco deste ano, sem custo para ligações de qualquer operadora. Se precisar não hesite em pedir ajuda”, finalizou Luis Fabio.

Neste sábado, também foram incluídos nos quadros de curados do Coronavírus em Sorriso, mais 94 pacientes, totalizando 7.337 sorrisenses vitoriosos, desde o início da pandemia.

Autor: Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here