O município de Sorriso aplicou a primeira vacina na quarta-feira, dia 20, e segue vacinando

Desde o início das imunizações contra a Covid-19 em Sorriso, no dia 21 de janeiro, 910 profissionais da área da saúde já receberam a vacina. O trabalho vem sendo coordenado pela Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio da Setor de Imunização. O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, pontua que desse montante, já foram aplicadas doses da segunda remessa da vacina, recebidas na última quarta-feira (27). Na primeira remessa o município recebeu 726 doses e na segunda 830.

Com a nova remessa, Marchioro frisa que estão sendo atendidos profissionais da Atenção Básica que atuam em PSFs, Ambulatório Médico Especializado (AME), Renascer, laboratórios privados e demais profissionais da linha de frente. Nesta manhã (29), a equipe que realiza as imunizações está preparando o material, a previsão é aplicar 60 doses hoje à tarde junto às equipes do  SAE, Renascer, Integrar e CAPS. Para a próxima segunda-feira (1º de fevereiro) está prevista a aplicação de mais 130 doses  em profissionais de clínicas privadas, laboratórios de imagem e laboratórios clínicos.

Marchioro pontua que no primeiro momento, quando chegaram as primeiras doses, foram imunizados servidores da pasta que estão atuando no Hospital de Campanha, Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, Farmácias Cidadãs, odontologia, laboratório, motoristas e responsáveis pelas salas de vacinação e profissionais que estão nos PSFs que atenderam como ponto de apoio durante o pico da pandemia. As equipes dos PSFs de Boa Esperança e Primavera também já receberam a primeira dose. Além dos colaboradores do município, também foram imunizados parte dos servidores do Hospital Nossa Senhora de Fátima e do Hospital 13 de Maio. Já no Hospital Regional, 301 profissionais receberam a primeira dose até o momento.  

O secretário salienta que o município seguirá o plano de vacinação do Ministério da Saúde. Primeiro serão atendidos trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas). Na segunda fase o atendimento será voltado para pessoas de 60 a 74 anos e na terceira fase serão vacinadas pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, e, na quarta fase, trabalhadores da educação, trabalhadores do sistema de privação de liberdade, forças de segurança e salvamento, forças armadas, veterinários e trabalhadores da área de transporte em geral.

Autor: Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here