Pela primeira vez, desde a última segunda-feira (23), quando a Secretaria Municipal de Saúde passou a divulgar boletins diários sobre a pandemia do Coronavírus no município de Sorriso, a rede de saúde, tanto pública como particular, não registrou nenhum caso suspeito de infecção do Covid-19.
O anúncio foi feito pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Sorriso, no boletim diário deste sábado (28), pelo secretário municipal de saúde e saneamento, Luis Fabio Marchioro, que mesmo comemorando esta estagnação momentânea, reforçou o apelo para que isso não signifique um relaxamento e nem a mudança de foco da comunidade. “Hoje nós estamos tendo a tranquilidade de comunicar que não tivemos nenhum caso grave suspeito registrado nas últimas horas, porém isso não pode ser motivo para acharmos que o problema diminuiu ou que não temos o problema. Precisamos nos manter como estamos. Está dando resultado e eu quero agradecer a todos que estão colaborando. Sabemos que é difícil, especialmente para os idosos, mas é necessário e estamos precavendo e tomando as ações necessárias para o isolamento social, até que passemos por essa pandemia que atinge o mundo todo”, disse ele, durante a transmissão ao vivo.
No boletim de hoje o secretário explicou que passará a contabilizar os atendimentos das unidades básicas (PSF) à pessoas que apresentem sintomas leves de gripe, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). “A partir de hoje teremos mais um número que vamos contabilizar no nosso boletim; será o número de casos com sintomas gripais leves, o que deve aumentar em muito nossos registros”, explicou Marchioro.
No boletim deste sábado o número de casos suspeitos permanece o mesmo, 10, que tiveram material coletado e enviado para análise no Laboratório Central, de Cuiabá. “Hoje felizmente não temos nenhum paciente internado no município de Sorriso, nem em hospital público e nem particular”, informou o secretário.
Finalizando a fala Luis Fabio voltou a cobrar vigilância e disciplina de todos os sorrisenses, para a manutenção deste quadro, inclusive alertando que o momento não é de festa, não é de reunião familiar para churrasco de fim de semana e ainda continua a orientação para o isolamento social, especialmente dos idosos, que são o público mais suscetível à riscos com o Coronavírus. “Apelo para que ninguém baixe a guarda e que continuemos como estamos. Agradeço a todos que estão colaborando nesse momento de extrema dificuldade”, finalizou.
Autor: Da Redação