O retorno às aulas presenciais no município de Sorriso também foi pauta de uma reunião nesta manhã (11), no gabinete do prefeito Ari Lafin com a presença da responsável pela pasta de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; os secretários Luís Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento); Marcelo Linconl (Agricultura e Meio Ambiente); Hilton Polesello (Governo) e o presidente do Sindicato Rural, Silvano Felipetto.

Segundo prefeito, tanto a operação Arranca Safra 2021 quanto o retorno às aulas presenciais estão sendo discutidos e planejados para garantir a segurança de todos os envolvidos diante do cenário em decorrência da Covid-19.

“São dois momentos bem importantes e que necessitam de um olhar técnico e de muito cuidado”, frisa o prefeito. “Conversamos com o Silvano e destacamos que o município de Sorriso tem profissionais à disposição 24 horas por dia no Hospital de Campanha para atendimentos e a mesma recomendação queremos passar aos pais e professores: estamos preparados para atender; procurem o Hospital de Campanha nos primeiros sintomas, pois o tratamento precoce tem se mostrado eficaz”, salienta Ari.

Conforme a secretária Lúcia, o retorno vem sendo planejado pela equipe técnica da pasta desde o fim de 2020. “Teremos ensino híbrido, garantindo aos estudantes que são grupo de risco a possibilidade de optar pela continuidade das aulas remotas”, explica.

Lúcia explica que no momento as escolas estão de recesso, mas a partir de hoje (11) será realizado o planejamento por unidade escolar para a organização do uso do transporte escolar. “Estamos preparados para atender o transporte nas áreas urbana e rural; vamos garantir que tanto as crianças que necessitam do transporte no perímetro urbano como as que residem em áreas distantes como fazendas possam retornar com segurança para a escola. Para isso, as turmas serão divididas e não haverá aglomerações nos ônibus. Dentro das unidades iremos trabalhar com o sistema de bolhas, com turmas isoladas e sem aglomerações”, diz.

O retorno das equipes diretivas será na próxima segunda-feira (18) e dos professores dia 20 de janeiro. “Após o dia 20, os responsáveis pelas escolas entrarão em contato com os pais explicando como será o retorno; quais as turmas e dias de aula de cada turma”, diz Lúcia. “Alguns alunos terão aulas as segundas, quartas e sextas; outros as terças e quintas, com inversão na semana seguinte, dividindo as turmas e evitando aglomerações. Nossas equipes irão explicar aos pais como será o funcionamento de cada unidade”, detalha. “Cada unidade irá se organizar dentro da sua realidade”, frisa. A recomendação para os estudantes é usar máscaras durante todo o período de aula.

Para esclarecer dúvidas e garantir que os pais se sintam seguros para o retorno, Lúcia destaca que a partir do dia 25 de janeiro será disponibilizado um canal direto de comunicação com a Semec. “Teremos um número especial, mas até entrar em funcionamento os pais poderão ligar no 3544-8100 para tirar dúvidas”, esclarece.

Na reunião, a secretária explicou que o retorno às aulas presenciais no município foi alinhado pela Semec juntamente com a Secretaria de Saúde e Saneamento. “Os planos de contingência estão prontos; vamos dispor de álcool 70º para todos os estudantes e prezar pelo distanciamento social”, acrescenta. Lúcia pontua que também estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Mistério de Educação (MEC) e também a normativa 11/2020 do Governo Federal.

O início das aulas está previsto para 1º de fevereiro. Mas, antes disso, além da organização interna das unidades, os profissionais também participarão da Semana Pedagógica, com início no dia 25 de janeiro. “Até o dia 29 todos os profissionais da Secretaria de Educação e Cultura estará voltada para a formação continuada com palestras e formações virtuais” frisa.

Hoje a rede pública de Sorriso oferta o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais em 22 escolas da rede, sendo que em uma delas há a oferta do Ensino Integral e em 13 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS. Nas unidades escolares municipais estudam mais de 15,4 mil alunos desde a educação infantil ao quinto ano.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here