Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que 106,34% da meta dos idosos e 98,13% dos profissionais de saúde já foram vacinados contra gripe H1N1. Esses dois públicos fazem parte do grupo prioritário da 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra Influenza, que começou no dia (23/04), estipulada pelo Ministério da Saúde.

 Nesta 2ª fase estão sendo vacinados os profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.  Esta fase vai até 09 de maio, quando começa a terceira fase.

A 3ª fase começa no dia 09 de maio, e tem como público alvo as gestantes, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de 6 anos, puérperas até 45 dias e adultos de 55 a 59 anos de idade.

“Essas vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde, nós dependemos deles para enviar as doses. Acreditamos que vamos superar as metas, a exemplo do ano passado. Temos uma equipe muito eficiente e dedicada e temos feito à divulgação e a busca ativa dos grupos prioritários,” pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Ainda segundo o secretário todo idoso, acima de 60 anos deve tomar a vacina, “mesmo  a meta tendo sido alcançada,  se algum idoso de Sorriso ficou sem vacinar, liguem no telefone 150 para poder ser imunizado o mais breve possível.  É por essa e outras ações que estamos tendo um controle em relação a pandemia do Coronavírus.  Estamos fazendo tudo planejado e calculando o impacto de cada ação”, finalizou o  Marchioro.

Texto: Adriano Carneiro Fotos: Reprodução internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here