Como manter a espiritualidade durante o isolamento social? A pergunta foi respondida por nove entrevistados no quarto episódio do podcast ‘Vida em Quarentena’, realizado pelo Projeto de Extensão em Rádio e Podcast, Comunicast, da Universidade Federal de Mato Grosso, que foi lançado no último domingo (19).

O episódio “Quarentena com Fé” entrevistou católicos, umbandistas, muçulmanos, anglicanos, espíritas, budistas e ateus, que falaram sobre como manter a paz de espírito nesta quarentena.
 
O episódio anterior, número três, falou sobre voluntariado. Nele, foi contada a história de João Carlos Neto, um morador em situação de rua que morreu durante a quarentena em Cuiabá. O entrevistado foi voluntário do Rodrigo da Silva Martins.
 
“É uma questão de saúde pública e todos são responsáveis, inclusive a população de rua. Só que esses ficaram sem comida, sem alimento, sem ter onde fazer higiene”, destacou Martins, que atua há mais de 10 anos nas ruas da cidade, e que acompanhou o João nos últimos seis meses de vida em um hospital público da capital mato-grossense. 

‘Vida em Quarentena’ é um podcast feito de dentro de casa, e que busca responder algumas questões, tais quais: Como é a vida em quarentena de quem está fora do país, longe de casa? De estudantes e imigrantes? E quem depende do trabalho na rua para sobreviver? E quem está em situação de rua e vive longe de banheiros públicos decentes e condições mínimas de sobrevivência? E a paz de espírito nesta quarentena? Você se diverte? Você romantiza a quarentena? Ou faz de tudo para fugir do tédio, da ansiedade e do turbilhão de informações?

Nosso objetivo é trazer informação e contar as histórias que envolvem esse período, até porque é hora de refletir sobre o que estamos vivendo, sobre a quarentena em diferentes aspectos, dos que tem casa aos que não tem, dos que estão longe de suas famílias às políticas públicas”, destaca o coordenador do projeto, professor do curso de jornalismo da UFMT, Luãn Chagas.

Olhar Direto

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here