A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Sorriso chega atender mais de 400 pacientes por dia. Os dados apontam que nos últimos 10 dias foram atendidas mais de 4 mil pacientes.  A maioria dos atendimentos, que deveriam ser de urgências e emergências, deu lugar a consultas de pessoas com sintomas de dores de cabeça e garganta, febre, dores no estômago, pressão alta entre outras situações que o paciente deveria ter procurar a umas das Unidades de Saúde da Família (USF).

“As pessoas precisam entender que a UPA, é para atendimento de Urgência e Emergência, que atende pessoas como vítimas de acidentes, mal súbito e situações que requer atendimento urgente e que precisa de uma emergência médica. Situações como dores, inflamações, mal estar, pressão e entre outras devem procurar as unidades de saúde. Aqui na UPA trabalhamos com o protocolo de atendimento de Manchester, que identifica através da triagem, a prioridade no atendimento,”  explicou o diretor administrativo, Alexsandro Roberto Pinheiro.

A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores. Conforme a situação clínica do paciente terá a  prioridade no atendimento através da escala de cores do Protocolo de Manchester,  que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho e azul.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados na unidade de saúde.

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado na unidade de saúde.

A UPA que atende 24 horas ininterruptas conta com 3 equipes médicas para o atendimento a população.

“Temos três equipes médica que trabalham direto na UPA, e às vezes temos que chamar o quarto médico, como nos finais de semana e feriados. Temos um gasto de mais de R$ 1 milhão só com folha de pagamento, tudo pago pela Prefeitura de Sorriso.Temos 26 unidades para o atendimento a população. A UPA é urgência e emergência, então não espera a situação da saúde agravar procure sua unidade de saúde,” o secretário de saúde e saneamento Luis Fábio Marchioro.

Ainda segundo Marchioro, o município já planeja construir um Pronto Socorro, para desafogar a unidade.

“Temos  projeto de  construir uma policlínica na região leste para  facilitar o acesso da população e desafogar o atendimento na UPA, deveremos dar inicio a construção nos próximos meses, através de um empréstimo feito pela Prefeitura”, ressaltou ele.

Assessoria

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