Hoje, quinta-feira (21 de julho) é data de encerramento da 29ª Semana Epidemiológica. E o relatório traz bons números. Isso porque nos últimos sete dias foram registrados 98 casos a menos do que na semana anterior. A 29ª SE fechou com 427 novas notificações, já semana anterior havia fechado com 529. Uma queda de 19,28% em sete dias.
Além disso, desde segunda-feira (18) outros dados positivos – e positivos no bom sentido! – também estão em alta. É que desde o início desta semana número diário de novos casos registrados é menor do que o número de pessoas que tem recebido alta. Na segunda (18), foram 62 notificações com 98 altas; na terça (19) o registro apontou 59 novos casos e 94 altas, e, ontem quarta-feira (20) o quadro aprontou 66 notificações com 79 altas.
Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, essas são boas notícias. “Tivemos um período com um alto número de infecções e agora passamos a registrar as altas; a partir desse momento esperamos entrar em uma linha decrescente de novos registros”, pontua Sílvio. Contudo, o gestor alerta que os cuidados básicos como evitar aglomerações e procurar auxílio médico nos primeiros sintomas, precisam ser mantidos.
E como informação nunca é demais, sempre é bom lembrar que diariamente há imunização nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa; ambos os locais atendem como ponto fixo de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. Já aos sábados o endereço das picadinhas de esperança é no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o PSFs Nova Integração, das 7h30 às 11 horas.
“A imunização é uma grande aliada: quem está imunizado e for infectado com o vírus apresenta sintomas mais leves, por isso é fundamental completar o esquema vacinal”, reforça o gestor. E vale lembrar que também foi emitido um decreto tornando obrigatório o uso de máscara em quaisquer ambientes de saúde, públicos e particulares.
Segundo Sílvio, a Administração está centrada em controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19 quer seja ou com a intensificação das vacinações ou com o trabalho realizado no Centro Especializado Sintomático Respiratório que fica aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas e aos fins de semana das 7 às 13 horas.
Boletim Covid-19
O Boletim Covid-19/714 desta manhã aponta que hoje são 600 pessoas com o vírus ativo no organismo. Desse total, apenas 5 pessoas estão internadas; duas em UTI e 3 em enfermaria, todas com esquema vacinal incompleto. Além disso traz a informação de um total de 169.319 doses de imunizantes aplicados; desse total são 78.654 picadinhas de primeira dose; 68.059 de segunda dose e 22.606 doses de reforço.
Autor: Da Assessoria