Segundo organizadores do manifesto contra o resultado das eleições presidenciais no Brasil, mais de cem ônibus saíram de Mato Grosso com destino à Brasília com manifestantes para engrossar os atos na Capital Federal. A expectativa é de grande quantidade de pessoas em Brasília durante o feriado da Proclamação da República, nessa terça-feira (15).
Segundo Rafael Yonekubo, um dos manifestantes do ato, são cerca de 150 ônibus que teriam partido do estado nesse fim de semana, além de carros e caminhões. Ele explica que os manifestantes ocupam a porta do Quartel General do Exército e que amanhã o grupo deve ser reforçado por apoiadores de várias partes do país.
“Amanhã é o grande dia”, explica Rafael, se referindo à expectativa dos manifestantes de que seja alta a adesão às manifestações nesse feriado cívico.
Os protestos contra o resultado da eleição presidencial tiveram início no último dia 30 de outubro e desde então, milhares de manifestantes têm se revezado para demonstrar sua insatisfação com o resultado da eleição presidencial.
Da região de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum, também há registro de viajantes para a capital federal desde o último sábado (12).
Em Mato Grosso, um dos estados com maior número de manifestações, chegaram a haver 85 pontos de bloqueios em rodovias, de acordo com o Governo do Estado. Além disso, na Capital, um grupo de manifestantes permanece ocupando a frente da 13ª Brigada do Exército há 14 dias e sem prazo para que a manifestação termine.
Os manifestantes usam verde e amarelo, e se dizem apartidários. Eles defendem uma intervenção federal contra o resultado da eleição que deu vitória para Lula.
Autor: Da redação com Repórter MT