Se depender dos vereadores de Sorriso as festas de aniversário do município, futebol e também o réveillon não terão mais fogos de artifício com barulho.

O projeto de lei de autoria do vereador Fábio Gavasso (PSB) determina que seja proibido no município de sorriso a utilização de fogos de artifício com estampido ou seja com explosão. A proposta teve aprovação por unanimidade durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (01).

Na justificativa o vereador alega os problemas à saúde humana causados pelos estouros dos fogos de artifício, especialmente para as crianças com autismo. O vereador também leva em consideração o transtorno causado aos cães, “os cachorros sofrem muito por não saberem o que fazer quando escutam o barulho dos estouros, chegando a se dilacerarem e muitas vezes se enforcando e se machucando com medo dos estouros”, declarou o vereador.

O desafio, caso a proposta vire lei, deverá ser a forma de fiscalização, já que o uso dos fogos com estampido é tradicional e usual. “Nós temos exemplos em outros municípios do Brasil que adotaram essa proibição e deu certo, com os fogos de artifício silenciosos, apenas marcando com o colorido no céu”, explicou Gavasso.

O projeto foi elogiado pela grande maioria dos parlamentares, e segue para análise e sanção do prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here