Como era esperado, a colheita da soja começa a ganhar ritmo em Mato Grosso. Até a última sexta-feira, 17, os agricultores conseguiram colher 5,86% das lavouras, o equivalente a algo em torno de 572 mil hectares. O trabalho ainda é lento se comparado ao registrado no ano passado, quando nesta mesma época 12,33% das plantações já estavam colhidos. Mas a diferença fica menor na comparação com o ritmo médio empregado nos últimos cinco ciclos, quando 6,62% das lavouras estavam colhidos neste período. Os números são do Imea.

À medida em que as máquinas avançam, muitos agricultores confirmam o que enxergam ao olhar as plantações: o desempenho vai muito bem, obrigado! São vários os relatos de áreas com produtividade muito superior à média prevista para o estado, que está na casa das 56 sacas por hectare. Mas quem tá no campo é unânime em afirmar que ainda é muito cedo para comemorar.

Na Fazenda Lenz, por exemplo, a ótima produtividade alcançada até aqui não tira o foco do agricultor Laércio Lenz. A propriedade fica em Sorriso, região médio-norte do estado. Com 40% dos 2.250 hectares de soja colhidos, o rendimento médio está em 70 sacas por hectare. O volume “é muito bom e se iguala ao que foi obtido na fazenda durante a fase inicial da colheita na safra passada”, comenta.

O problema, segundo Laércio, é que o desempenho do restante da plantação está ameaçado pelo calor forte e pela falta de chuvas. “Estamos tendo um período muito prolongado de sol, e com sol muito forte, acima de 40 graus. Isso está antecipando a maturação da soja mais tardia e essa antecipação de ciclo vai levar a uma quebra de produtividade. Infelizmente vamos ter surpresas desagradáveis para a colheita, com queda de produtividade na segunda metade da colheita da soja”, analisa o agricultor.

Nesta safra foram plantados mais de 9,775 milhões de hectares com soja em Mato Grosso. A produtividade média final prevista pelo Imea é de 56,28 sacas por hectare, um incremento de 0,43% em comparação com a registrada no ciclo passado, que fechou em 56,04 sacas por hectare. Até aqui, a maior produtividade média já contabilizada no estado foi no ciclo 2017/2018, quando as lavouras produziram 57,24 sacas por hectare.

Fonte: Canal Rural

2 COMMENTS

  1. Anya Olsen and Tyler Nixon are having a lusty makeout
    session that involves plenty of tit play. Tyler is just anticipating a lusty
    blowjob courtesy of Anya’s wet and wild mouth when Anya’s stepmom Cherie Deville finds them on the couch.
    She leads Tyler out of the room by his cock, and then decides to punish him by leading him into the shower to wash his dirty
    dick.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here