A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), comunica que recebeu ontem à tarde, 12 de setembro, um dos laudos dos casos suspeitos de varíola do macaco (Monkeypox). No  laudo recebido ontem, o resultado foi negativo; com mais esse resultado, o Município contabiliza dois casos negativos, um positivo e um suspeito. Todas as análises foram realizadas pelo Lacen/MT. A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica reforça que ainda falta receber um laudo do material encaminhado ao Lacen.  

Vale lembrar que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas (vesículas) ou lesões pelo corpo.

A recomendação da Semsas é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.


Autor: Da Redação com Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here