Em três dias, o número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) disparou 293%, chegando à marca de 59 em Mato Grosso. Desse total, 28 deles estão em Cuiabá e o restante espalhados em 21 municípios do interior. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que concedeu entrevista virtual, por meio de live nas redes sociais, na tarde desta quinta (19).

No período, três pacientes tiveram teste positivo para doença, porém ainda depedendem de exame de contraprova, realizado por laboratório oficial, para entrar nas estatísticas do Governo do Estado.

Conforme informações da SES divulgadas durante a coletiva, foram contabilizadas em Mato Grosso 44 novas ocorrências suspeitas da Covid-19 desde o início da semana. Para se ter uma ideia, na segunda (16) eram apenas 15 notificações suspeitas. O número pulou para 59 nesta quinta. 

De acordo com o secretário da Pasta, Gilberto Figueiredo, a SES ainda aguarda o resultado dos 59 exames e ressaltou que cada teste segue um cronograma de entrega, baseado na data de coleta do material genético. Para ele, a demora na comprovação pode atrapalhar na condução da prevenção no Covid-19 no Brasil, já que os casos de Mato Grosso ainda não foram notificados oficialmente. 

“Gostaríamos de ter testes rápidos, nosso grande objetivo é diminuir a circulação de pessoas infectadas. A certeza depende do teste. O mundo não estava preparado [para a pandemia], faltam kits [de testagem], insumos e equipamentos”, avaliou. 

Autor: RD News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here