A imagem do asfalto contrastando com o verde da lavoura. Mais que o sonho de uma nova paisagem, ver o marrom da estrada de terra ser trocado pelo cinza do asfalto permeia o desejo de muitos e muitos produtores rurais.

Na manhã desta terça-feira (6 de dezembro), um grupo de produtores rurais do Vale do Verde reuniu-se com o prefeito Ari Lafin. Em pauta, incluir um trecho de 20 quilômetros no programa estadual Agroestrada. Representante do grupo, José Carlos Smaniotto destacou que os exemplos de outras vicinais que estão sendo asfaltadas despertou no grupo a vontade de também buscar formas de deixar no passado a poeira e a lama.

Para tanto, é preciso projetar esse desejo, colocar no papel a estrada e, aí sim, dar início ao processo via junto ao Governo do Estado. Pelo Agroestrada, devem ser executadas obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). O programa, lançado em agosto de 2021 e com duração de 18 meses, estipula que Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e, em contrapartida, as prefeituras e produtores rurais devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução.

Atualmente, lembrou o gestor municipal, a Linha Norte e a Travessa Morocó também estão na lista para serem beneficiadas com o Agroestrada. Em outras frentes, por exemplo, o asfalto vai tomar (está tomando ou já tomou) conta dos antigos estradões por outras iniciativas, como na MT-485, por meio de uma parceria público-privada entre Estado, Município e produtores; na MT-560, com recursos 100% do Governo do Estado.

“A Estrada Sodema, por exemplo, está passando por um processo de estadualização”, acrescenta o economista da Prefeitura, Ednilson Oliveira, contextualizando, que, desta forma, o Governo do Estado pode assumir a dianteira no processo de pavimentação da via, que também passa pelos municípios de Nova Ubiratã e Vera.

“São quase 2 mil quilômetros de vicinais e, sim, sabemos que é longo o processo para termos nossa malha viária 100% asfaltada, mas assim, aos poucos, e com o trabalho articulado e integrado, sabemos que é possível avançar na oferta de melhorar as condições de nossos corredores agrícolas”, pontuou o prefeito.

Os produtores rurais estavam acompanhados pela representante da Prefeitura no Distrito de Primavera, Rosi Reginato. Também participaram do momento de discussão do tema o secretário de Governo, Hilton Polesello, e o representante do Departamento de Convênios, Ginaldo Magalhães.


Autor: Da Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here