O incômodo decorrente do mau cheiro que alguns moradores que residem próximo as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) sentem, diminuirá sensivelmente, pois as ETEs estão passando por processos de reestruturação, reforma e implantação de novo sistema de tratamento de esgoto sanitário.

“Nós recebemos através da Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sorriso (AGER), reclamações de moradores incomodados com o mau cheiro, e temos fiscalizado buscando a resolução deste problema. Em reunião com os diretores da concessionária sobre essa situação, fomos informados que as ETEs passarão por reformas e algumas serão reconstruídas com um sistema moderno de tratamento de esgoto. Inclusive fomos convidados pelo diretor da concessionária a visitar uma das obras que está em construção, a nova estação que fica no Bairro Pinheiros”, pontuou o ouvidor Adriano Carneiro.

A concessionária que administra a distribuição de água potável e tratamento de esgoto, iniciou neste mês de setembro a obra na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheiros, onde a estação atual será desativada.  

A ETE Pinheiros é a primeira a ser reconstruída, e possui capacidade de tratamento de 14 mil litros de esgoto por hora, tem por objetivo operar em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental e a correta destinação dos efluentes, evitando a poluição dos rios, danos ao meio ambiente e, consequentemente, contribuindo com a saúde da população.

Essa primeira etapa da obra, prevista para ser concluída no final de outubro, contempla a troca de reatores que fazem o tratamento do esgoto, a implantação de um novo sistema preliminar, responsável por reter substâncias inorgânica e lixos que são jogados de forma indevida na rede de esgoto, e por fim, toda a infraestrutura civil será revitalizada e os antigos tanques serão retirados do local.

A ação integra um pacote de melhorias que serão realizadas ainda este ano, um investimento de R$ 2,7 milhões, que prevê a reestruturação de cinco ETEs existentes.

O coordenador da Águas de Sorriso, Lucas Alves, explica que o investimento vai trazer melhorias expressivas para o tratamento de esgoto do bairro.  

“Vamos substituir 05 reatores que fazem o tratamento do esgoto por reatores novos, denominados de “RAFA” (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente), construído para que seja formado uma manta bacteriológica concentrada em seu interior, melhorando a eficiência do tratamento. Também será realizada a implantação de um novo sistema preliminar com o objetivo de reter substâncias inorgânicas e lixos que são descartados de forma indevida na rede de esgoto. Desta forma evitamos que esses resíduos atinjam as bombas, principal causa de extravasamento nos bairros” declara.

Ainda segundo Alves, a implantação de um Sistema de Tratamento de Biogás, utilizado para diminuição de odores, merece destaque. “Estes investimentos vão melhorar o tratamento do esgoto produzido e diminuir a emissão de odores nos bairros”, finaliza.

Tratamento de Biogás diminui emissão de odores nos bairros

Com a implantação do Sistema de Tratamento de Biogás, dispositivo de separação de gases e sólidos, o odor que é produzido naturalmente nas estações de tratamento em forma de gás sulfeto, será encaminhado por tubulações até um filtro contendo carvão ativado. Neste local, as substâncias são capturadas e transformadas em outras substâncias inodoras. Os sólidos por sua vez, voltam a base do reator, onde são aproveitados no tratamento do efluente.


Autor: Assessoria de Imprensa AGER

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here