Os atendimentos de rotina das unidades da Rede Municipal de Saúde de Sorriso estão suspensos a partir desta segunda-feira (23).  A mudança no funcionamento das unidades durante o período de pandemia de Coronavírus (Covid-19), foi definida com objetivo de mitigar a disseminação do vírus e prevenir. Até o momento o município não tem nenhum caso suspeito.

As Unidades de Saúde da Família (USF) passam a atender apenas urgências. O funcionamento se dará na modalidade de atendimento a livre demanda espontânea, com classificação de risco, exclusivamente para, casos sintomáticos onde haja suspeita de Coronavírus; casos suspeitos ou em tratamento de Dengue; outros casos vulneráveis, conforme avaliação Coordenadoria da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e Saneamento.

As consultas médicas, de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento a grupos riscos, (hipertensos, diabéticos, NASF, Academia da Saúde e gestantes) e consultas eletivas,  estão suspensas. Também fica suspensa a realização de exames laboratoriais de rotina e exames de imagem, excetos em casos específicos. Os agendamentos odontológicos estão suspensos, serão atendidas as urgências e emergências odontológicas.

Essas medidas visam minimizar o contato de possíveis casos suspeitos de COVID-19 com pessoas saudáveis, principalmente idosos.

Todos profissionais receberam orientação e capacitação para o enfrentamento ao Coronavírus, estando assim,  qualificados sobre as medidas de prevenção, triagem e acolhimento  para ofertar tratamento ao COVID 19, com base no plano de contingência do Ministério da Saúde.

Autor: Adriano Carneiro/DECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here