O clima segue trazendo preocupações para esta safra de soja. O excesso de chuvas em alguns estados que ainda tinham mais da metade da área para colher está retardando o ritmo de trabalho. De maneira geral, quase todos estão adiantados se comparados ao ano passado, mas a margem larga diminuiu bastante. O único estado que praticamente já concluiu a colheita é Mato Grosso.

A colheita de soja no Brasil atinge agora 61,8% da área estimada de 36,4 milhões de hectares, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Os trabalhos ainda estão adiantados em relação a igual período do ano passado (55,8%), e também à frente da média histórica para o período, de 55,1%.

Mato Grosso segue como o estado que mais colheu até o momento, com 97% da área de 9,6 milhões de hectares colhidos, um pouco mais rápido que em 2018 que tinha 92%. Depois aparece Mato Grosso do Sul, com 89% (historicamente colhe 85,6%). O Paraná vem logo atrás com 69% colhido, ante os 65,8% de 2018, mostrando que por lá as chuvas retardaram os trabalhos.

Goiás e São Paulo colheram respectivamente 67% e 63%, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina retiraram 16% e 18%.

Fonte: Canal Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here