O Cadastro Único é um registro que permite ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Sorriso conta hoje com 13.207 famílias que fazem parte do programa. Destas, 9.559 estão com o cadastro atualizado, o que demonstra que 3.648 famílias precisam regularizar a situação.

A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Bolsa Família que está de volta em 2023. Segundo a gestora municipal do Cadastro Único (CadÚnico), Karine Evangelista, a data limite para atualização dos dados cadastrais sem alterações há mais de dois anos é 10 de fevereiro para evitar o bloqueio do benefício e até 14 de abril para evitar o cancelamento.

“A equipe do Cadastro Único notificou previamente todas as famílias que estão nesta situação por ligações, mensagens via WhatsApp e visitas domiciliares. Porém, ainda temos um elevado número de cadastros desatualizados”, destaca.

Além do Bolsa Família, as famílias cadastradas podem ter acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; ID Jovem; Carteira do Idoso; e Auxílio Gás. Em Sorriso, a regularização cadastral é necessária para que os estudantes sejam contemplados com o kit escolar doado pela prefeitura.

O cadastramento ou a atualização cadastral deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ao qual a família pertence. Quem reside em área descoberta deve procurar a Secretaria de Assistência Social.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; possuem renda mensal familiar total de até três salários mínimos; possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou tentando utilizar de algum programa ou benefício que necessite o Cadastro Único; estiverem em situação de rua, pessoa ou uma família; ou não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.

Para o cadastro ou atualização são necessários os seguintes documentos originais: identidade; (não é aceito CNH); CPF e Título Eleitoral; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Trabalho; comprovante de residência (Conta de Luz). Caso não tiver conhecimento exato da unidade escolar e série em que os membros da família estudam, é importante apresentar a Declaração de Frequência Escolar. O responsável familiar deve apresentar os documentos de todos que moram no mesmo domicílio.

Para maiores informações sobre atualização do CadÚnico é só entrar em contato pelo telefone (66) 3544-8800 que também é WhatsApp.


Autor: Assessoria de Imprensa

347 COMMENTS

  1. Pike Effects of two low dose oral contraceptives on serum lipids and lipoproteins Differential changes in high density lipoproteins subclasses cost of tamoxifen Attorneys for the union and parents are considering an appeal in the state case, according to attorney Josiah Groff

  2. I’ve been searching for hours on this topic and finally found your post. casinosite, I have read your post and I am very impressed. We prefer your opinion and will visit this site frequently to refer to your opinion. When would you like to visit my site?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here