Quatro alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cáceres, a 615 km de Sorriso criaram um aplicativo que auxilia agricultores a calcular o preço das hortaliças pela produção plantada. O projeto foi selecionado e está exposto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, realizada nesta semana.

Desenvolvido no ano passado, o aplicativo conquistou o primeiro lugar da categoria Desenvolvimento Tecnológico na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Beatriz Almeida de Oliveira, Guilherme Cavalari Ladeia, João Brasílio Dalosto de Carvalho e Vitória Eduarda Souza Silva do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFMT no campus em Cáceres têm 16 e 17 anos, sob orientação do professor Eliel Regis de Lima.

No vídeo abaixo os alunos explicam o objetivo do projeto.

O aplicativo foi um dos finalistas da 17ª edição da Febrace, que é realizada na Universidade de São Paulo (USP).

O projeto foi selecionado para Febrace depois de conquistar o primeiro lugar na feira científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em 2018. É um dos 52 selecionados na área de ciências exatas.

Entre os prêmios da feira estão medalhas, troféus e bolsas de estudo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência.

O comitê de avaliação para concorrer à premiação da Febrace é formado por professores universitários, doutores, estudantes de pós-graduação e especialistas da área.

Os projetos também concorrem ao Prêmio Votação Popular na Mostra Febrace Virtual e, aqueles que forem selecionados, vão representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, nos Estados Unidos.

A Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel é considerada o maior evento de pesquisa científica pré-universitária do mundo, administrada pela Sociedade para a Ciência e o Público, uma organização sem fins lucrativos sediada em Washington.

O aplicativo, depois da feira, será disponibilizado para ser baixado gratuitamente no site da instituição: www.cas.ifmt.edu.br

A Febrace 2019 começou na terça-feira (19), na Cidade Universitária, em São Paulo, com 332 projetos selecionados por todo o país. É considerada a maior mostra de projetos de ciências e engenharia do Brasil.

Para votar no projeto do IFMT e ajudar a difundir a pesquisa acesse AQUI o link  e clique em curtir.

Texto: G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here