Uma onça-pintada foi flagrada ao perder a briga com uma sucuri nessa terça-feira (2), no Rio Três Irmãos, no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.

O registro foi feito pelo guia turístico Branco Arruda. Segundo ele, a onça-pintada, já é conhecida dos funcionários do parque e recebeu o nome de ‘Ibaca’. Ele conta que ela caminhava pela água, às margens do rio, quando a cobra desceu pelo barranco e tentou escapar pela correnteza.

No entanto, a onça-pintada começou a lutar com a cobra. “A sucuri mordeu ela e escapou. É uma cena diferente e inesquecível. Não é toda vez que se vê isso. É muito raro”, contou o guia.

Arruda disse que acompanhava a cena com outros oito barcos de turistas que foram ao parque conhecer a biodiversidade ecológica do local.

O guia afirmou que foi a segunda vez naquele dia que a onça perdeu uma luta em busca de alimento.

“Eu a encontrei às 9h30 tentando pegar um jacaré, mas não conseguiu porque errou o bote. Depois subiu a margem do rio, enquanto a gente acompanhava de barco”.

O biólogo Gustavo Figueirôa explicou que as sucuris também são presas das onças-pintadas e estão na mira delas na cadeia alimentar.

Segundo o biólogo, a onça é uma excelente nadadora, mas, neste quesito, a cobra ainda domina a água e se sai melhor nessas situações.

Autor: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here