A Prefeitura de Sorriso, atendendo uma indicação do vereador Damiani na TV realizou na manhã desta sexta-feira, dia 06/02, mais um mutirão de procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio no município.
O novo mutirão atende cerce a de 150 pacientes da rede pública de saúde e foi investido cerca de R$150 mil reais do Poder Executivo.
Desde 2017, 2.500 procedimentos foram realizados no município.
Antes, os pacientes precisavam se deslocar até Várzea Grande para fazer o procedimento, o que tornava o processo muito desgastante para o paciente em recuperação.
As cataratas funcionam como um vidro opaco, por meio do qual o portador não enxerga adequadamente e são a causa de metade dos casos de cegueira e de um terço dos casos de incapacidade visual em todo o mundo.
O pterígio pode ser responsável por alterações visuais, como astigmatismo e até cegueira, uma vez que consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.
“A cirurgia geralmente melhora a qualidade de vida dos portadores dessas patologias clínicas e amparar os munícipes, que buscam e necessitam da saúde pública para si e seus familiares, me deixa extremamente feliz”, desta Damiani na TV.
Fonte: Da Assessoria