O período de defeso da piracema nos rios do estado encerra nesta sexta-feira (31). A proibição da pesca, tanto amadora quanto profissional, em Mato Grosso, iniciou no dia 1º de outubro de 2019 e abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. A pausa na pesca é determinada para a reprodução dos peixes.
Segundo dados parciais da Secretaria do Estado e Meio Ambiente (Sema), até o dia 7 de janeiro foram apreendidas 3,1 toneladas de pescado, sete armas de fogo, 27 tarrafas e 15 pessoas foram conduzidas à delegacia. Ao todo, cerca de R$ 250 mil em multas foram aplicadas.
Além disso, 123 redes foram confiscadas, o que equivale a quase 62% a mais que o período no ano 2018/2019.
A rede é considerada um dos instrumentos de pesca mais nocivos aos estoques pesqueiros, já que possibilita a retirada de grande quantidade de peixes em muito pouco tempo e sem distinção de tamanho ou medida.
Rios federais
Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que começou em novembro de 2019 e terminará no fim do mês de fevereiro.
No estado, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.
Por Leandro Maia, TV Centro América
Yunus balıkları binlerce km uzaklıktaki sesleri duyabilir mi örneğin yarasalar ses dalgalarıyla yönlerini
bulurlar ve 10.000- 120.000 yunuslar ise 10-200.000
000 hertz e kadar olan sesleri duyabilirler.
insanların duyamadığı sesleri hayvanlar nasıl duyar?
Buy metformin without prescription cheap Metformin online
Buy diabetes meds from sketchy Indian pharmacies and
save big Online pharmacies that sell diabetes medication