A cientista Érica de Mello Silva, professora do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Cuiabá desde 2008, é uma das representantes da região Centro Oeste na primeira publicação da revista ‘Mulheres na Ciência’ da instituição British Council Brasil, com três artigos publicados.

Érica de Mello Silva é doutora em física e tem pós-doutorado em física teórica pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, e professora de física na UFMT.

No dia 12 de março, a professora participou da “Semana das Mulheres – Mulheres do Amanhã”, no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Ela participou de atividades, como ‘Converse com uma cientista’, um bate papo com estudantes do ensino fundamental. Na ocasião, foi discutido com especialistas a importância da representatividade da mulher cientista na mídia e lançada a revista Mulheres na Ciência.


Érica e a diretora de educação da British Council Brasil, Diana Daste — Foto: Érica de Mello Silva/ Arquivo pessoal

Em 2018, ela participou do programa Mulheres na Ciência do British Council. Inscreveu três artigos de autoria dela e foi selecionada como representante na categoria cientista da região Centro Oeste. A outra representante é de Brasília e foi selecionada na categoria divulgadora científica.

Erica disse à imprensa que a seleção para a revista foi um grande presente e que desde então expandiu o conhecimento.

“Representar o estado de Mato Grosso é muito gratificante, pois considero que a divulgação desse trabalho pode impactar positivamente as mulheres da região que sonham seguir uma carreira científica”, afirmou.

A professora participou de quatro reportagens publicadas na revista. A revista é uma coletânea de matérias publicadas com base em uma oficina de capacitação em comunicação e divulgação científica que as cientistas brasileiras participaram durante o Festival Mulheres do Mundo – WOW, em novembro de 2018.


A revista Mulheres na Ciência foi lançada no mês da mulher — Foto: Érica de Mello Silva/ Arquivo pessoal

Agora, ela está organizando um evento em comemoração ao mês da mulher e os 50 anos da chegada da humanidade na lua. Acontecerá na UFMT no dia 28 de março, às 14h, no auditório Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec).

O evento terá a palestra por videoconferência com a doutora em física, Josephine Rua. O tema é “Mulheres que Conquistaram o Espaço”. A ideia é discutir a contribuição de cientistas mulheres para a chegada da humanidade à Lua.

No mesmo dia, haverá uma mesa redonda com o tema “Mulheres Conquistando Espaços” e participação de sete professoras de diferentes áreas da UFMT, como do Instituto de Física; da Faculdade de Comunicação e Artes; do Instituto de Educação e do Instituto de Ciências Sociais e Humanas.

British Council

O British Council é uma instituição pública de língua inglesa, artes, esportes e educação do Reino Unido, cuja a missão é difundir o conhecimento mediante a formação e outras atividades educativas.

Fonte: G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here