Se você tem 70 anos ou mais e ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, amanhã (29), há mais uma oportunidade para a imunização. Isso porque a  Secretaria de Saúde e Saneamento irá realizar mais um drive thru para a vacinação de idosos com 70 anos de idade ou mais, cadastrados ou não. O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, reforça mais uma vez que o atendimento será por livre demanda. “Se você tiver mais de 70 anos e ainda não foi vacinado deverá ir. Vamos atender toda a demanda que for ao drive”, explica.

A imunização será a partir das 15 horas no Centro de Eventos Ari José Riedi, que fica no Bairro Rota do Sol. Como a vacinação será no formato de drive thru, a Secretaria orienta que o idoso deverá ficar dentro do veículo e com máscara para ser vacinado. É muito importante que todos tenham em mãos, um documento com foto, o CPF e o Cartão de Vacinação.

Marchioro salienta que quem não tiver veículo para ir até o local, deve esperar por uma outra oportunidade, pois serão feitos outros mutirões de vacinação em demais pontos da cidade. Quem tiver dúvidas em relação ao mutirão, pode ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita.

O secretário aproveita para reforçar que idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que ainda não realizaram o cadastro, devem fazê-lo pelo site www.sorriso.mt.gov.br . Os idosos também podem ligar no 150 tanto para esclarecer dúvidas quanto para a realização do cadastro. Outra opção é procurar a UBS mais próxima de sua residência ou procurar a agente comunitária de saúde; ou ainda, o auxílio disponibilizado pela Câmara de Vereadores. Marchioro pontua que nos Distritos e no Assentamento Jonas Pinheiro tanto profissionais de saúde quanto idosos podem procurar a UBS para a realização do pré-cadastro.

Outra solicitação do gestor é que todos que realizaram o pré-cadastro, isto é, tanto idosos quanto profissionais da saúde, fiquem atentos ao telefone e atendam as ligações realizadas pela Semsas para o agendamento. “Mais uma vez ressaltamos a importância de todos atenderem o telefone para dar uma boa sequência ao trabalho”, diz.

Doses recebidas e aplicadas

De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível em https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html), Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas de acordo com a população estimada pelo IBGE. Até o momento o município recebeu 5.772 doses. Desse total, isto é, 4.623 doses já foram aplicadas, sendo 3.477 em primeira dose e 1.146 segundas doses.

Marchioro lembra que todas as doses recebidas estão imediatamente aplicadas seguindo o Plano Nacional de Imunização,  de autoria do Ministério da Saúde. “Estamos acelerando e buscando aplicar o mais rapidamente possível. Nos próximos dias, daremos sequência na aplicação de segundas doses para quem já recebeu a primeira”, finaliza.

Autor: Da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here