Foto de arquivo

O Consórcio de Saúde Teles Pires, que engloba 15 municípios da região centro-norte do estado de Mato Grosso, realizou reunião extraordinária, em caráter emergencial, pela modalidade virtual, na manhã deste sábado, para debater a possibilidade do governo do estado realizar uma ação de antecipar feriados para tentar conter a movimentação de pessoas nas cidades, em vista ao número alto de internações por COVID-19.

Por unanimidade os secretários municipais de saúde presentes na reuniao, entendem que a medida vai prejudicar mais do que ajudar. “Imagina uma semana sem o sistema de saúde funcionando, as pessoas em feriado, fazendo mais festas e confraternização”, disse um dos secretários dos maiores municípios do consórcio.

Presente na reunião, o presidente do Consórcio, prefeito Rodrigo Franz, entendeu a deliberação dos secretários, e encaminhou aos prefeitos que compõem o consórcio, onde sairá um documento manifestando essa preocupação ao Governador do Estado, Mauro Mendes.

“Na cidade grande, com transporte coletivo afetando a contaminação das pessoas até entendemos essas decisões, porém, aqui no interior, não há essa necessidade, e ainda, nesse momento precisamos estar com 100% da nossa estrutura da saúde a postos para atender a população. Nem pensar em parar, fechar unidades agora. Sem falar que todos esses dias sendo feriados, a populacao que já está infringindo as regras terá mais oportunidade ainda de festar e disseminar o vírus”, declarou Luis Fabio Marchioro, Secretário Municipal de Saúde de Sorriso, que faz parte do consórcio.

O presidente o consórcio lembrou que a intenção não é fazer política e nem confrontar o governador, “mas apenas mostrar que aqui no interior essa ação deverá trazer mais prejuízo do que benefício”.

O documento foi produzido e deverá chegar às mãos dos representantes do governo do estado e deputados estaduais, ainda nesta segunda-feira (22).

Fazem parte do Consórcio de Saúde Teles Pires, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Tapurah, Cláudia, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Santa Rita do Trivelato, União do Sul e Nova Maringá.

Autor: Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here