A Central de Informação da Saúde 150 (CIS) está completando neste mês de Janeiro, 10 meses de funcionamento com atendimento a população. Foram cerca de 6 mil ligações atendidas e passada as orientações, sobre os mais diversos assuntos, entre eles, o funcionamento da saúde, exames, cirurgias, denúncias, vacinação, atendimentos médicos, mas a maioria das ligações foram para tirar dúvidas sobre a Covid-19.

A ideia de criar o CIS surgiu com objetivo de informar e orienta a população. “Em um momento de pandemia uma de nossas preocupações foi criar um canal gratuito de acesso à informação, para que as pessoas pudessem ter orientações oficiais com pessoas capacitadas e treinadas para orientar e tranquilizar a população, para que juntos pudéssemos enfrentar essa a pandemia. Foi assim que nasceu o 150”, contou o secretário de saúde e saneamento Luis Fábio Marchioro.

Ainda segundo o secretário o 150, foi essencial nesse período de pandemia, “tivemos situações onde recebemos ligações para fazer o atendimento rápido de paciente com a ambulância do município e conseguimos através de nossas equipes dar o socorro e salvar vidas, ressaltou ele

Sorriso é a única cidade do Estado de Mato Grosso que dispõe de uma Central de Informação da Saúde. A CIS é interligada com as forças de segurança, que encaminha às denúncias as autoridades competentes. No ápice da pandemia, o número 150 funcionou em período integral, 24 horas.

“Hoje continuamos com os atendimentos, porém funciona das 7h da manhã  até a meia noite, todas as dúvidas referente à saúde podem ser tiradas com nossos atendentes no telefone 150, de qualquer operadora de celular ou telefone fixo,” explicou o coordenador  Atair Machado .

Autor: Assessoria de Imprensa

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