O município de Sorriso ultrapassou a marca de 8 mil pessoas infectadas e curadas da Covid-19. Conforme o boletim municipal nº 273, divulgado hoje (06), das 8.845 pessoas infectadas com o novo coronavírus; 8.156 já venceram a doença. “É uma notícia positiva e que precisa ser compartilhada com a nossa população”, pontua o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. De acordo com o secretário, o número de curados está próximo a 10% da população sorrisense, atualmente estimada pelo IBGE Cidades em 90.313 habitantes.

Outra informação positiva e comemorada por toda a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento é o fato do município estar há mais de dez dias sem registrar óbitos. O último foi registrado em 26 de dezembro. “Lamentamos profundamente todas as perdas que tivemos; mas precisamos ser otimistas também e agradecer por esses dias sem vítimas fatais”, salienta o secretário. “Contudo, para nos mantermos assim é essencial que a nossa população continue tomando todas as medidas preventivas”, lembra.

O boletim diário nº 273, também aponta que o número de 8.156 curados equivale a 92,2% dos sorrisenses contaminados. Ainda de acordo com o boletim, hoje são 574 casos ativos com 15 pessoas internadas; destas sete estão em UTI e oito em leitos de enfermaria. No momento, quatro profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento estão afastados devido à doença. No boletim também constam 203 casos suspeitos aguardando o retorno dos exames. Segundo o relatório, 961 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também traz as 115 mortes registradas durante os mais de dez meses de pandemia com uma em investigação.

A recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediatamente. O Hospital de Campanha e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento. No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.  E continua válida a recomendação para que os sorrisenses evitem aglomerações; usem máscaras; higienizem as mãos com frequência com sabão ou álcool 70% e respeitem o período de quarentena no caso de testar positivo ou estar suspeito, evitando assim a proliferação do vírus.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here