Aproveitando o período de férias, os gestores voltam os olhares para o ano letivo que se inicia, discutindo as reformas e ampliações necessárias e a construção de novas instalações para abrigar o crescente número de alunos. Sorriso tem hoje 17.089 estudantes matriculados, sendo 7.024 no ensino infantil e 10.069 no fundamental, mas vale lembrar que esse número deve aumentar até o início das aulas, com as transferências e retardatários.
O encontro de trabalho para analisar o andamento das reformas, construção e licitação das escolas de Sorriso, na manhã desta terça-feira, (10) reuniu o prefeito, Ari Lafin, o vice-prefeito, Gerson Bicego e os secretários Lúcia Drechsler (Educação), Hilton Polesello (Governo), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos) e o economista do Município, Ednilson Oliveira. Juntos, verificaram a situação das 22 escolas e 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e avaliaram os preparativos para o ano letivo de 2023.
Conforme o prefeito, a pauta destaca a capacidade das escolas e o número de vagas para atender a demanda atual. “Estamos fazendo os devidos ajustes para este ano e já planejando o aumento de oferta de vagas para 2024. O crescimento de Sorriso é notório e precisamos nos preparar em todos os setores, principalmente na Educação. Para suprir a demanda, cinco novas escolas estão em andamento, sendo duas em construção e três em processo licitatório. Todas elas com o mesmo padrão de construção, contendo 23 salas de aula com capacidade para 1.200 alunos, além de toda estrutura administrativa e área para esportes”, destaca o gestor.
As novas escolas serão construídas nos residenciais Rota do Sol, Mont Serrat, Flor do Cerrado, Santa Maria e Mario Raiter. A construção de cinco novos Cemeis também está prevista e irão atender aos moradores dos bairros Novo Horizonte, Estrela do Sul, Bom Jesus, Monte Líbano, Mario Raiter e Santa Mônica. Os Cemeis dos bairros São José e Jardim Aurora já foram licitados e estão com Ordem de Serviço para início as obras agora em janeiro.
A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destacou a importância da reunião para o planejamento do início do ano letivo de 2023. “Registramos um aumento do número de alunos e para atender essa demanda, diversas obras de reformas e revitalizações estão em andamento. Além do planejamento para demandas futuras para 2024 e 2025, com ampliações e novas escolas e Cemeis sendo construídos”, reforça.
As novas escolas terão 4.645,15 m² de área construída e, além das 23 salas de aula, contarão com sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratório de robótica, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão. Além da escola, a área também vai contar com uma arena poliesportiva de 715,15m² garantindo o local adequado para a prática das atividades esportivas.
Na parte da tarde, outra reunião serviu para fazer um diagnóstico da Secretaria de Educação e Cultura e dar sequência ao planejamento das obras de construção, reforma e ampliação de unidades de ensino que deverão acontecer nos próximos meses.
Autor: Assessoria de Imprensa